terça-feira, 19 de novembro de 2013

“Salve o Dia da Bandeira Nacional”

Bandeira Nacional Brasileira
 (4º BPM – GURUPI) – Neste dia (19 de novembro) se comemora em todo o território brasileiro o “Dia da Bandeira Nacional”, um dos símbolos mais importantes da nossa Pátria.
A atual versão da Bandeira Nacional possui 27 estrelas, que representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal; a qual entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
Hasteamento da Bandeira Nacional
Dado a sua importância e representação simbólica, a Bandeira Nacional é homenageada através do Hino à Bandeira, o qual é cantado nas escolas e especialmente nas Instituições militares. Assim como as bandeiras, os hinos, em especial o Hino à Bandeira, são símbolos criados para representar um sentimento de unidade e de patriotismo do povo brasileiro.
Em sua letra está escrito: Salve lindo pendão da esperança”! “Salve símbolo augusto da paz”! Tais expressões representam a esperança e a confiança do povo brasileiro em sua Pátria, cujo símbolo augusto (Bandeira Nacional) se hasteia diariamente nas instituições e órgãos públicos, demonstrando respeito e espírito patriótico em todo o território nacional. Por isso, recitamos uma de suas estrofes que diz:

“Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário